Nossa História

A Organização Ponto Terra surgiu do ideal de um grupo de profissionais de várias áreas que, no final do século 20, percebiam a necessidade de promover o debate e estimular ações práticas para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, conciliando o desenvolvimento econômico com a conservação da natureza. Afinal, o século que se encerrava havia sido de profundas transformações sobre a superfície do planeta.

Diante deste quadro, no Dia Mundial da Água do ano 2000, em 22 de março, foram convocados os cidadãos que, no dia 31 daquele mesmo mês, seriam os fundadores da ONG Ponto Terra, uma organização não governamental que se dedicaria a ações voltadas para o meio ambiente e para a sustentabilidade.

Uma das primeiras iniciativas da ONG Ponto Terra foi a criação do Portal Ponto Terra, que passaria a representar a ONG na rede mundial, oferecendo informações variadas e de qualidade sobre os temas ambientais. Na sequência, surgiram programas televisivos,seminários, ciclos de palestras, programas de educação ambiental, cursos e outras ações que consolidaram a Organização no cenário ambientalista.

Com tanta proatividade, logo veio o reconhecimento oficial, tornando-se a Ponto Terra uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em âmbito estadual e federal.

A ONG Ponto Terra permanece assim em constante serviço em benefício do meio ambiente. É referência na realização de eventos cujo teor informativo visa a melhoria da qualidade ambiental e de vida das pessoas.

Missão

A Organização Ponto Terra é uma ONG ambientalista que tem como missão promover ações de proteção e conservação do meio ambiente, gestão ambiental municipal, participar juntamente com órgãos oficiais e não governamentais do planejamento, fiscalização e regulação do setor ambiental e promover a conscientização e educação ambiental da sociedade.

Pilares

Os pilares que regem a Ponto Terra são: conscientização, educação, comunicação, legislação e política ambiental.

Diretoria

Relação dos membros da Diretoria Executiva da Organização Ponto Terra:

Ronaldo Vasconcellos Novais
Cargo: Presidente

João Bosco Correa Fernandes
Cargo: Vice-Presidente

Ronaldo Luiz Rezende Malard
Cargo: Diretor de Operações

Homero Brasil Filho
Cargo: Diretor Administrativo Financeiro

Relação dos membros do Colegiado da Organização Ponto Terra:

Alba Otoni
Ana Cristina Noce Fraga
Carlos Eduardo Orsini Nunes de Lima
Elisabeth Ubaldo de Vasconcellos Jorge
Homero Brasil Filho
Hugo Ubirajara Cardoso Novais
João Bosco Correa Fernandes
José Antonio de Vasconcellos Castro
Karen Cardoso Vorcaro
Luiz Carlos Ferraz
Maurílio Moreira Brasil
Paulo Antonio Campos Guimarães
Paulo Henrique de Carvalho
Paulo Maciel Junior
Reinaldo Fleming Alves Pereira
Ricardo Ubaldo de Vasconcellos
Rogério Gomes da Silva
Ronaldo Luiz Rezende Malard
Ronaldo Vasconcellos
Wagner José Pederzoli