Estudo afirma que os 10% mais ricos emitem quase 50% dos gases de efeito estufa

08/12/2022

Um novo estudo destacou publicado na Nature Sustainability analisou a diferença nas emissões per capita de pessoas de diferentes espectros econômicos no mundo, no período de 1990 a 2019. Os resultados mostram que além das desigualdades sociais e econômicas na nossa sociedade, existe uma desigualdade enorme no que se refere às contribuições para a crise climática.

Dados revelam que 1% dos principais emissores foi responsável por quase um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa e que os 10% mais ricos são agora responsáveis ​​por quase metade do total.

“Nas minhas estimativas de referência, acho que os 50% mais pobres da população mundial emitiram 12% das emissões globais em 2019, enquanto os 10% mais ricos emitiram 48% do total”, disse o autor do estudo, Lucas Chancel, da Escola de Paris.

O Laboratório Mundial de Desigualdade de Economia, por sua vez, afirmou que “desde 1990, os 50% inferiores da população mundial foram responsáveis ​​por apenas 16% de todas as emissões, enquanto o 1% superior foi responsável por 23% do total”.