Biotecido vegano é feito a partir de bactérias

19/12/2022

A startup Biotecam, especialista em biotecnologia e ambiente, acaba de lançar um tecido sustentável e vegano, feito a partir do cultivo de bactérias, chamado de Texticel. O desenvolvimento do produto é apoiado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o polo de inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFluminense/ Campus Guarus), em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Ricardo Remer, CEO da Biotecam, explica que tudo começou com uma demanda de representantes do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que estavam interessados em desenvolver um projeto sobre tecnologia na moda. A startup já detinha técnicas de produção de biotecidos, originados do cultivo de bactérias que utilizam açúcar e outros resíduos para produzir e tramar nanofibras de celulose. Com o apoio técnico e financeiro da EMBRAPII, decidiram então desenvolver o projeto.

Entre as principais vantagens do biotecido vegano está a economia do uso de água no processo de produção, quando comparado a outros materiais. “Para cada m² de couro produzido, hoje são consumidos 50 mil litros de água, ao passo que o Texticel consome 50 litros de água para cada m². Quando comparado ao processo do couro, o consumo de água é infinitamente menor”, relata o CEO. Além disso, o tecido é biológico, vegano e dispensa o uso de produtos químicos complexos e perigosos em seu processo de fabricação.