Projeto quer implantar jardins de chuva na Mooca

25/11/2021

Arquitetos paulistanos insatisfeitos com os efeitos do calor, enchentes e doenças do sistema respiratório pretendem instalar no bairro da Mooca, em São Paulo, jardins de chuva em três pontos concretados e sem função no bairro – que tem a menor área verde por habitantes da capital paulista e é o local que tem o maior número de mortes por doenças do sistema respiratório na cidade.

Os jardins de chuva são aberturas em calçadas, rotatórias, canteiros centrais, locais de pouco tráfego, que estão impermeabilizados por concreto e impedem o ciclo da água. A proposta é plantar o verde nesses pontos, fazendo com que a terra volte a aparecer. Com isso, o excesso de água das chuvas seria contido e devolvido ao solo, evitando não só os alagamentos, mas melhorando também a qualidade de vida das pessoas.

Em setembro deste ano, os arquitetos apresentaram o na Subprefeitura da Mooca juntamente com uma petição com mais de 4 mil assinaturas coletadas em apoio à proposta, que já havia sido apresentada e aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os arquitetos também já tiveram conversas com o departamento jurídico da Subprefeitura da Mooca, que analisa a viabilidade do projeto. Bairros como Vila Prudente e Tatuapé já iniciaram a construção dessas áreas.