Praça da Liberdade é inaugurada após 5 meses fechada para obras

10/12/2018

Depois de ficar fechada em obras por quase cinco meses, a Praça da Liberdade foi reaberta ao público de Belo Horizonte na segunda-feira, dia 3 de dezembro. O local, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, ficou fechado para reforma do coreto, dos jardins e para a atualização da iluminação.

Em visita à praça, o prefeito Alexandre Kalil ressaltou a importância da construtora MRV que será a responsável pela manutenção do local em substituição à mineradora Vale, que foi uma das responsáveis pela obra de revitalização.

“A MRV é a nova cuidadora da praça mais importante da cidade. Em um primeiro momento, nós demos preferência para a Vale, que foi a empresa que contribuiu aqui com recurso de compensação ambiental, junto com o Iepha. A MRV aceitou prontamente. Agora, aqui terá tratamento especial e a limpeza da praça também será de responsabilidade da empresa”, afirmou o prefeito.

A tradicional iluminação de natal da Praça da Liberdade já está em funcionamento encantando moradores e turistas.

Uma curiosidade a respeito da praça é o busto em homenagem ao governador do estado de Minas Gerais no período de inauguração de Belo Horizonte, Crispim Jacques Bias Fortes.

O monumento apresenta duas datas. Uma delas, o dia 12/12/1957, data de inauguração do busto, diz respeito ao aniversário de 60 anos da transferência da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte. Já a outra data, dia 12/02/1899, traz uma dúvida, afinal que dia seria esse? Perguntamos à Prefeitura e não obtivemos resposta, você saberia?