Paraná vai ampliar produção e uso de biometano

19/08/2021

Para estimular a produção de biometano no Paraná, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) iniciou novas ações para o desenvolvimento de geração da energia sustentável em diferentes regiões do estado, por meio de apoio técnico e parcerias que auxiliem nos estudos de viabilidade técnica e econômica para um melhor aproveitamento do combustível produzido.

O objetivo é incentivar a produção e o uso de um combustível renovável, gerado a partir de matéria-prima orgânica localizada em aterros e na agroindústria, para abastecimento de veículos, indústrias e cooperativas.

O biometano é um combustível obtido a partir da produção do biogás, produzido pela decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano e este é comparável em condições técnicas ao gás natural, já que após o refino atinge alta concentração de metano em sua composição.

Já no viés ambiental e de sustentabilidade, o biometano tem características imbatíveis, quando comparado ao diesel, por exemplo, as emissões de gases de efeito estufa chegam a ser até 90% menores.