Painéis solares flutuantes evitam perda de água por evaporação

12/08/2021

A instalação de painéis solares em superfícies aquáticas tem como benefício esperado a redução da perda de água, uma vez que cria sombras e forma-se uma espécie de escudo que bloqueia a evaporação. Consequentemente, quando implantadas em barragens hidrelétricas, aumenta o potencial de geração de energia. A dupla vantagem foi recentemente confirmada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos.

O estudo sugere que cobrir a rede de 6.350 de quilômetros de canais artificiais de distribuição de água da Califórnia com painéis solares pode ser um meio economicamente viável de promover a energia renovável e a conservação da água. A Califórnia tem especial interesse no assunto pelas constantes secas hídricas vivenciadas no estado.

Buscando quantificar os benefícios potenciais, o grupo realizou uma análise hidrológica complexa usando dados de satélites, modelos climáticos e estações meteorológicas automatizadas para modelar e comparar as taxas de evaporação em locais de canais em todo o estado, com e sem sombra de painéis solares.

O cálculo aponta que a implementação de painéis solares sobre canais pode economizar 240 bilhões de litros de água anualmente, ao mesmo tempo em que fornece aproximadamente 13 gigawatts de energia renovável para o estado.