Ondas de calor devem comprometer produção de vinho na França

29/07/2019

O Ministério da Agricultura francês publicou suas previsões sobre a produção de vinho na França para 2019. Segundo as estimativas, a produção deste ano terá uma baixa de 6 a 13% em relação a 2018. O principal fator desta possível queda de produção são as condições climáticas, principalmente as geadas e as ondas de calor.

Neste verão de 2019, a França já enfrenta a sua segunda canícula, ou seja, calores extremos que afetam diretamente a agricultura e a saúde da população. De acordo com esta previsão, a produção de vinho deste ano deve ficar entre 42,8 e 46,4 milhões de hectolitros, sendo que 1 hectolitro são cem litros.

A França produz cerca de 17% de todo o vinho do planeta e 30% de sua produção é destinada à exportação. Países como Estados Unidos, China e Brasil são grandes compradores. A exportação de vinhos gera 8,9 bilhões de euros à França por ano, sendo o vinho o segundo produto mais exportado pelo país. Os dados são da organização Vinho e Sociedade.

Para Eric Tesson, diretor da Confederação Nacional de Produtores de Vinho (CNAOC, na sigla em francês), as estimativas de julho não preocupam porque se tratam justamente de previsões. Ele não quis comentar as estimativas, mas disse que as influências climáticas sobre a produção variam muito segundo a região e “não influenciam o mercado de maneira global”.

RFI