Mini robô autônomo percorre deserto plantando sementes

07/03/2022

Com o intuito de diminuir a desertificação de Dubai, nos Emirados Árabes, o designer Mazyar Etehadi criou um pequeno robô capaz de plantar sementes pelo deserto de forma autônoma.

Como o deserto expõe pessoas a condições perigosas e desgastantes, com temperaturas extremas. Seria muito difícil que alguém pudesse executar o trabalho de semear manualmente estas áreas. Mas, com painéis solares que garantem a energia necessária para o trabalho, o minúsculo robô armazena eletricidade durante o dia e percorre o terreno à noite.

Ao identificar áreas férteis, planta sementes com base nos dados recebidos de seus sensores e sistema de navegação. Sua missão principal é ajudar a cultivar a terra árida. O dispositivo possui sensores que rastejam pela areia em busca dos níveis certos de umidade para plantar as sementes.

Sua unidade de processamento interna ajuda o robô a entender o terreno, decidir onde plantar as sementes e monitorá-las, enquanto os painéis solares no topo ajudam o robô a perceber a intensidade do sol.