Grupo de investidores pressiona empresas contra o aquecimento global

15/09/2019

Homens e mulheres que controlam trilhões de ativos em dólares estão exibindo sua força: como acionistas, estão em posição privilegiada para pressionar as empresas a fazer a coisa certa. No caso, a proteção ao meio ambiente.

A Climate Action 100+ é um grupo de mais de 360 investidores que faz a gestão de ativos que somam mais de US$ 34 trilhões (R$ 138 trilhões). Eles estão preocupados não apenas com os danos ao planeta mas também focados na viabilidade de seus investimentos no longo prazo. Danos irreversíveis ao meio ambiente reduziriam ou poderiam até mesmo acabar com os valores investidos.

O grupo, que inclui investidores institucionais influentes como o Church of England Commissioners (Comissários da Igreja da Inglaterra, em tradução livre), pretende acionar “emissores sistemicamente importantes” dos quais eles detêm ações para que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e melhorem a governança.

Uma dessas empresas é a gigante petrolífera BP, que recentemente teve sua reunião geral anual. A Climate Action 100+ apresentou uma resolução de acionistas para fazer com que a BP passe a demonstrar que sua estratégia é consistente com os objetivos do acordo climático de Paris, o plano internacional de limitar o aquecimento global a 1,5ºC.

A resolução, apoiada pelo conselho da BP, foi aprovada. Vários investidores institucionais estavam por trás da iniciativa, incluindo Hermes, HSBC, Legal e General e Aviva Investors.

BBC