Estudante desenvolve receita orgânica caseira para substituir agrotóxicos

13/12/2021

A aluna do 3ª ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo, no Oeste do Paraná, Kétlyn Victoria Turetta, desenvolveu um projeto que propõe a utilização de caldas orgânicas no controle de pragas e doenças em plantações agrícolas. A ideia surgiu a partir de uma situação que a estudante observou em casa: a sua mãe cultivava diversas plantas na horta, porém, sempre tinha problemas com pulgões e antracnose.

O projeto fundamentou-se na formulação de uma calda orgânica que, além de aumentar a produtividade, proporciona a produção de um alimento saudável sem causar o impacto negativo que o agrotóxico tem na natureza.

O desenvolvimento das caldas foi baseado por meio de testes nas plantas de quiabo e de milho, que tem grande incidência, tanto do pulgão como da antracnose, nessas produções. O projeto também propõe a utilização das caldas no desenvolvimento das sementes para o controle in vitro do patógeno causador da antracnose e a realização de testes para analisar a influência no pH do solo.