Campanha do PNUMA pretende diminuir uso de plástico em produtos de higiene e beleza

12/12/2019

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou um desafio online para que os internautas diminuam a quantidade de plásticos e microplásticos encontrados nos banheiros. “O que há no SEU banheiro?” faz parte da Campanha Mares Limpos, lançada em 2017 para gerar um movimento global para combater a poluição por plásticos.

O desafio convida que as pessoas façam vídeo ou foto dos plásticos e microplásticos encontrados no banheiro e postem nas redes sociais marcando o Programa – @UNEP_PT e a Campanha #MaresLimpos, além de se comprometerem a reduzir o consumo deste tipo de produto.

De acordo com o PNUMA, muitas pessoas não sabem quanto plástico pode ser encontrado em produtos de beleza e higiene. Eles estão presentes em vários produtos – desde embalagens plásticas de xampus e bastões de algodão até pequenas esferas encontradas em esfoliantes faciais ou maquiagens.

Nem todo plástico é visível a olho nu. Enquanto microplásticos são qualquer peça de plástico com menos de cinco milímetros de tamanho, as microesferas medem menos de um milímetro. Ainda menores, os nanoplásticos são tão pequenos que podem atravessar a pele humana.

ONU