Agroflorestas Urbanas recuperam áreas verdes em Belo Horizonte

13/01/2022

Transformar espaços degradados em áreas preservadas e produtivas, produzir alimentos agroecológicos e gerar renda a dezenas de famílias: estes são alguns dos benefícios das comunidades atendidas pelo projeto Agroflorestas Urbanas em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Iniciada em 2018, a implantação de Agroflorestas Urbanas é resultado da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) de Belo Horizonte. Atualmente, a iniciativa apoia nove unidades produtivas comunitárias que geram bons resultados econômicos, ambientais e sociais para aproximadamente 200 pessoas entre agricultores familiares e voluntários.

Em mais de 32 mil metros quadrados distribuídos pela cidade, são produzidos alimentos saudáveis e plantadas árvores em sistemas agroflorestais biodiversos, baseados na sucessão ecológica para potencializar resultados e entregar serviços ecossistêmicos que melhoram a qualidade de vida nos espaços urbanos.

Embora Belo Horizonte possua um alto percentual de áreas verdes distribuídos por todo o município, percebe-se que parte destes espaços tem baixa cobertura arbórea e índice de biodiversidade reduzidos, com predomínio de espécies vegetais consideradas infestantes, como as gramíneas (braquiária, colonião e etc) e leucenas. Sob a ótica ambiental, o projeto desempenha o importante papel de substituir estas espécies por outras que devolvam mais recursos ao ambiente, sobretudo no que tange a auxiliar no manejo de áreas verdes e de Áreas de Preservação Permanente (APP).