Mega loja alemã vende produtos usados resgatados do lixo

09/05/2022

E se, ao invés de levar itens descartados para aterros sanitários, os caminhões de “lixo” se tornassem fornecedores de produtos usados? Esta é a ideia por traz da Stilbruch, uma grande loja que fica em Hamburgo, na Alemanha, e recolhe e vende produtos usados de doações da população e da coleta de resíduos da cidade.

Tudo o que pode ser reutilizado ganha uma nova vida, passando por limpeza e reforma e então é vendido como produtos de segunda mão. Além de serem mais baratos que os produtos novos, os itens usados são ecologicamente corretos: evitam o uso de recursos naturais necessários para fabricar coisas novas e geram menos resíduos, transformando o que seria descartado.

Uma vez que os itens chegam à “IKEA de itens usados”, apelido da Stilbruch, eles serão limpos, consertados e revendidos. Fomentando a economia circular, ajudando os consumidores a economizarem e poupando o meio ambiente.

Todos os anos cerca de 400 mil objetos ganham uma nova vida útil em ​​dois grandes armazéns. A loja vende de tudo, desde ursinhos de pelúcia, roupas e ​​até laptops, passando por móveis, livros e discos antigos.

Graças ao trabalho de técnicos e artesões, os produtos velhos são deixados como novos. Os móveis ganham uma nova vida e os eletrônicos vendidos têm garantia de 1 ano.