Proteção das florestas e produção agrícola: como compatibilizar?

25/07/2018

O Ecologia e Cidadania dessa semana entrevista Maria Odeth e Helena de Queiroz, representantes da FIA (Fundação Instituto de Administração) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Ao lado da ONG Mutirão Agroflorestal, as instituições abrem inscrições para curso EAD gratuito sobre Agrofloresta.

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II, financiado pelo Banco Mundial. Com duração de 20 horas, o curso mostra como é possível promover a conciliação da produção no campo com a sustentabilidade. É composto por 14 módulos que apresentam desde os fundamentos dos sistemas agroflorestais sucessionais, inspirados nos trabalhos do pesquisador suíço Ernst Gotsch, até diversas experiências práticas da aplicação e condução destes sistemas, passando pelas fases de planejamento, implantação e manejo.

As Agroflorestas, ou também chamados Sistemas Agroflorestais (SAF), são formas de manejo da terra que se valem dos princípios da dinâmica das florestas para o cultivo de espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) com cultivos agrícolas ou a criação de animais, e também para conservar e restaurar florestas e recuperar áreas degradadas.

O tema vem ganhando grande destaque e reconhecimento por apresentar uma perspectiva real de transformação na relação do ser humano com o ambiente, oferecendo uma opção ao modelo de produção tradicional, com uso racional de recursos.

Os benefícios ao meio ambiente no SAF estão relacionados à proteção do solo com redução da erosão, a recuperação e conservação de nascentes e o aumento da biodiversidade, entre outros.

Durante as aulas serão apresentados os fundamentos dos sistemas agroflorestais e diversas práticas de aplicação e condução destes sistemas, por meio de textos, fotos, vídeos e ilustrações, além de depoimentos de quem já implementou a técnica. De forma inovadora, em formato à distância, o curso pretende, a cada módulo, estimular os participantes a refletirem e desenvolverem suas próprias experiências nos mais diversos contextos, como já fizeram diversos produtores, especialmente aqueles da agricultura familiar.

“O curso é um convite para que se conheça um modelo de produção agrícola que contribui simultaneamente para a segurança alimentar e o aumento da renda das famílias no campo e que colabora para a recuperação e conservação do meio ambiente, ao buscar compreender e reproduzir a dinâmica natural da floresta nas práticas agrícolas e silvopastoris”, afirma Maria Odeth, gerente de projetos que coordenou a produção do curso na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Profissionais de todo o Brasil podem ser inscrever. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo

site da Secretaria de Meio Ambiente:  http://www.ambiente.sp.gov.br/

ou pelo site da FIA:  http://pdrsead.fia.com.br/

Acesse a rádio Ponto Terra e escute a entrevista com as organizadoras do Curso, no Ecologia e Cidadania, às 9h, com reprise às 15 e 21h.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIA – In Press Porter Novelli