Visão sistêmica de Fred Costa para o meio ambiente é o destaque da semana no Ecologia e Cidadania

01/01/2018

Entrevistado do programa Ecologia e Cidadania dessa semana, veiculado diariamente na Rádio Web Ponto Terra, o deputado estadual Fred Costa fala sobre suas estratégias para melhorar a mobilidade urbana da capital mineira e uma de suas bandeiras mais fortes como parlamentar: legislar em defesa dos animais.

Deputado estadual responsável pelas seis leis aprovadas na atual legislatura voltadas para a proteção animal, e atual candidato a deputado federal pela Coligação/Renovação – Partido/PATRI, Fred Costa foi o entrevistado da semana no Programa Ecologia e Cidadania, veiculado diariamente na Rádio Web Ponto Terra.

Na entrevista, Fred pontuou algumas das leis de proteção animal de sua autoria, e que pretende fortalecer e avançar. Entre elas, citou a Lei que proíbe experimentos em animais na indústria de cosméticos (Lei 23.050/18), a Lei para o aumento da pena financeira para quem comete crimes contra animais (Lei 22.231/16), a Lei de posse responsável de animais domésticos (Lei 22.505/17) e a Lei de proibição de animais em circos em BH e em Minas (Lei 9.830/10).

“Temos consciência que ainda temos muito o que fazer no que tange a legislação, o cumprimento da legislação e também a mudança de prática, tanto da sociedade, quanto dos gestores públicos”, destaca. “Falando de defesa animal, estamos falando também em saúde pública. Hoje a Leishmaniose mata mais que a dengue”, reiterou o entrevistado.

Se referindo a práticas como a caça de animais silvestres e a vaquejada, Fred Costa reiterou a necessidade de lutarmos como tradições que já não condizem mais com a nossa atual realidade.

“Aquilo que foi uso e costume no passado não deve ser perpetuado. Devemos mudar o patamar e adquirir novos direitos para os animais e para a sociedade. Precisamos de avanços”, concluiu o deputado, comprometendo-se, caso eleito, a buscar investimentos para a implantação do primeiro Hospital Público Veterinário em MG.

Mobilidade Urbana

Assim como a questão da proteção animal, Fred Costa defende que outros assuntos de grande relevância no cenário das políticas públicas sejam tratados de forma sistêmica. É o caso da mobilidade urbana, segundo ele, um problema proveniente de uma série de fatores.

“A deficiência do transporte urbano coletivo, a falta de planejamento e a ocupação desordenada dos solos são alguns dos fatores relacionados à mobilidade urbana das cidades que precisamos atuar”, pontua.

Ronaldo Vasconcellos (à esquerda), entrevistando o deputado Fred Costa, no Programa Ecologia e Cidadania, da Rádio Web Ponto Terra.

Fonte: Ascom Ponto Terra