Venda de carros elétricos dispara e bate recorde no Brasil

21/03/2022

Os chamados veículos eletrificados vêm ganhando cada vez mais adeptos, no Brasil, apesar dos preços ainda pouco acessíveis. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no Brasil, os veículos eletrificados bateram um novo recorde de vendas, no primeiro semestre de 2021.

A entidade registrou, até agosto passado, mais de 20 mil emplacamentos de carros elétricos, o mesmo número registrado em todo o ano de 2020. As vendas foram quase 70% a mais que em 2019. A expectativa é superar 30 mil emplacamentos este ano. Atualmente, o país possui uma frota estimada em torno de 60 mil carros movidos a energia elétrica. No primeiro semestre de 2021, o modelo mais vendido foi o chamado híbrido, que ainda usa combustão, mas polui menos.

Segundo dados da ABVE, uma das vantagens do carro movido a energia é o custo por quilômetro rodado, já que o motor elétrico tem capacidade de aceleração maior do que o motor a combustão, que utiliza gasolina e álcool, por exemplo. Os carros elétricos, a cada 100 Km rodados custam até R$ 16. Já os movidos a combustão, podem custar até R$ 70 para rodar a mesma distância.