Uso da gasolina com chumbo em automóveis é finalmente banido

18/10/2021

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, o uso da gasolina com chumbo para automóveis foi oficialmente erradicado. O anúncio veio depois que a Argélia, último país do mundo a usar a mistura, baniu definitivamente a venda de gasolina com chumbo.

Para a agência ambiental da ONU, este é “um marco gigantesco para a saúde global e para o ambiente” – estima-se que o fim definitivo da gasolina com chumbo vai evitar cerca de 1,2 milhão de mortes e poupar US$ 2,4 mil milhões de dólares por ano.

Lançada há quase 100 anos, a gasolina com chumbo começou a ser usada porque aumentava o desempenho dos motores. A mistura foi muito usada, por décadas, até que se descobriu que podia provocar doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e danos cerebrais.

Com a descoberta, os países desenvolvidos começaram a banir seu uso na década de 1980. Mas a mistura, continuou a ser vendida em países em desenvolvimento até 2002, quando a ONU lançou uma campanha mundial pela erradicação da gasolina com chumbo.