“Tinder” dos bichos promove adoção responsável

11/04/2022

Em 2020, cerca de 370 ONGs e grupos que atuam na área de proteção animal cuidavam de cerca de 170 mil cães e gatos abandonados no Brasil. Infelizmente este número não para de crescer.

Para ajudar a reverter este quadro, facilitando a adoção responsável, foi lançada a plataforma PetPonto que conecta animais que precisam ser adotados a pessoas que querem adotar.

O aplicativo funciona como uma ponte entre os abrigos e os interessados em adotar. Ele já conta com mais de 500 cadastrados identificados como ONGs, protetores independentes e lares temporários, que juntos compartilham cerca de 2,5 mil perfis de cães e gatos para adoção em todo Brasil.

Na plataforma, ao preencher o perfil pessoal, o interessado tem acesso à lista de cães e gatos disponíveis, com fotos e informações completas de idade, tamanho e personalidade. Quem se candidata a adotar também precisa preencher algumas informações, como constituição do núcleo familiar, qual tempo disponível para o pet e a infraestrutura que a pessoa pode oferecer.

As perguntas no cadastro dos interessados ajudam as ONGs a mapearem as condições mínimas para a adoção e assim evitar abandonos e devoluções.