Tartaruga-gigante é resgatada com vida no litoral paulista

07/10/2019

Uma tartaruga-gigante foi resgatada com vida em Guarujá, no litoral de São Paulo. Este é o primeiro animal, que é da maior espécie de tartaruga marinha segundo os especialistas, a ser resgatado pelo Gremar. A tartaruga será encaminhada para a base do Gremar, onde receberá tratamento adequado.

O animal foi visto por banhistas na Praia do Torturga, onde estava encalhada. Segundo o Gremar, o animal estava com um petrecho de pesca preso à nadadeira esquerda (rede e anzol de espinhel), que foi retirado antes da chegada da equipe, pelos bombeiros e Polícia Ambiental.

A tartaruga foi transportada com vida para a base do projeto. Trata-se de uma fêmea subadulta, provavelmente vítima de afogamento, com escoriações pelo corpo.

A tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga-de-couro por causa da textura do seu casco, é a maior espécie de tartaruga marinha e está ameaçada de extinção, devido ao aumento da captura incidental em atividades de pesca costeira, oceânica e de arrasto. Elas vivem nos oceanos e as fêmeas se aproximam do continente a cada dois ou três anos, apenas para desovar.

 G1