Surfista brasileira é nomeada embaixadora da Unesco pela defesa dos oceanos

01/08/2022

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) nomeou a surfista brasileira de ondas gigantes, Maya Gabeira como embaixadora da UNESCO para o Oceano e a Juventude.

Daqui para frente, a atleta carioca que atualmente é detentora do título mundial da maior onda já surfada por uma mulher, terá um papel ativo na promoção da defesa da UNESCO em questões relativas à sustentabilidade oceânica. Ela também estará na vanguarda dos esforços da organização para mobilizar as novas gerações, organizando cúpulas de jovens e atuando como porta-voz de campanhas.

“Eu estou muito preocupada com vários problemas oceânicos, desde sua poluição até a destruição da biodiversidade marinha”, afirmou a atleta. “O que me atrai para o papel de Campeã da UNESCO para o Oceano e a Juventude é a oportunidade de ver o oceano por meio de múltiplas perspectivas – a UNESCO atua para salvaguardar a biodiversidade, além de apoiar a pesquisa científica e os valores culturais do oceano. É uma honra para mim tornar suas ações conhecidas”, concluiu.