Start-up promete plantar 100 milhões de árvores até 2024 usando drones

31/03/2022

A start-up australiana AirSeed Technologies está utilizando uma frota de drones altamente avançados para disparar sementes e reflorestar áreas da Austrália, com o objetivo de plantar 100 milhões de árvores até 2024.

A empresa está lutando contra o desmatamento combinando inteligência artificial com sementes especialmente projetadas que podem ser disparadas contra o solo de altas alturas.

Antes da decolagem, cada drone é carregado com sementes especialmente selecionadas, compatíveis com o habitat abaixo. As sementes são protegidas por um revestimento fabricado com resíduos de biomassa, fornecendo um revestimento rico em carbono que protege as sementes de pássaros, insetos e roedores.

Uma vez no ar, os drones navegam por trajetórias de voo fixas, plantando em padrões predefinidos e gravando as coordenadas de cada semente. Isso permite que a empresa avalie a saúde de suas árvores conforme elas crescem.

Cada drone, voando de forma autônoma, pode plantar mais de 40.000 árvores por dia. Em comparação com as metodologias tradicionais, o uso dos drones é 25 vezes mais rápida, além de ser também 80 por cento mais barata.