Sistema despolui rios usando a corrente de água

09/08/2022

Cerca de 80% dos resíduos plásticos que chegam aos oceanos são provenientes de rios. Mais de mil rios, para ser exato, segundo uma pesquisa publicada em 2021 na revista científica Science Advances. Cientes deste fato, empresas têm apostado em soluções para interceptar os detritos ainda no curso de rios – impedindo que os mesmos alcancem os mares e oceanos. É o caso do “River Cleaning System”, um pequeno sistema que despolui rios.

Desenvolvido pela empresa italiana Mold, o dispositivo flutuante é capaz de limpar resíduos plásticos e oleosos dos rios usando somente o fluxo da água. Trata-se de uma solução de baixo custo, baixo impacto ambiental e também 100% escalável, segundo a companhia.

Ancorado ao leito no fundo do rio, o sistema consiste numa série de boias que giram em eixos movidos pelo fluxo natural do rio. Flutuando em uma linha diagonal, os funis direcionam o lixo para um ponto de coleta na margem do rio – onde será coletado para reciclagem.  Testes de eficácia mostraram que o sistema é capaz de coletar 85% de todos os resíduos que passam por ele.