Robotáxi elétrico e autônomo começa a ser testado

02/05/2022

Em 2020, a startup norte-americana Zoox revelou o protótipo de seu veículo autônomo e elétrico. Agora o robotáxi entra em fase de testes avançados na Califórnia, nos EUA.

Similar a uma minivan, o automóvel é alto, quadrado e possui portas de vidro deslizantes. Chama atenção suas grandes rodas e cantos arredondados, que conferem um ar de carrinho de desenho animado.

Sua aparência pode ser juvenil, mas sua função é servir “gente grande”. O carro da Zoox é pensado para integrar um novo serviço de mobilidade em ambientes urbanos.

O robotáxi acomoda até quatro passageiros, pode dirigir bidirecionalmente a uma velocidade de até 120 quilômetros por hora e possui uma bateria de 133 kWh, que garante rodar por até 16 horas com uma única recarga.

O veículo não foi projetado para venda direta aos consumidores e sim como parte de uma frota de táxis autônomos. “Cuidaremos da condução, carregamento, manutenção e atualizações de nossa frota de veículos. O piloto simplesmente pagará pelo serviço”, explica a Zoox.