Rio Tietê tem apenas dois afluentes limpos

22/09/2019

Os dois únicos afluentes limpos do Rio Tietê ficam na cidade de São Paulo, de acordo com um relatório divulgado  pela SOS Mata Atlântica, que avaliou 99 pontos ao longo do curso d’água.

O estudo da ONG monitora 576 km do Tietê, que corta o estado de leste a oeste ao longo de seus 1.100 km, com nascente em Salesópolis, no interior de São Paulo, e foz no Rio Paraná, no município de Itapura. Para obter os dados, técnicos de diversas entidades parceiras da SOS Mata Atlântica analisam a qualidade da água por meio dos rios, córregos e mananciais que drenam para o Tietê.

No ciclo mais recente de monitoramento, 2018/2019, a mancha de poluição aumentou em relação aos últimos seis anos e atingiu uma extensão de 163 km de água com qualidade ruim e péssima, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Cabreúva.

Paralelamente, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) investiu R$ 188 milhões em 2019 no Projeto Tietê, uma queda de 16% no programa na comparação com o mesmo período de 2018, quando R$ 225 milhões foram investidos.

Após um ano de análises mensais, os indicadores da SOS Mata Atlântica revelaram que apenas 2 dos 99 pontos monitorados apresentaram boa qualidade da água no ciclo 2018/2019. Ambos os trechos estão no município de São Paulo, o mais urbanizado entre todos aqueles atravessados pelo rio.