Rio de Janeiro terá a maior horta urbana do mundo

21/02/2022

A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar nada menos que a maior horta urbana do mundo. O anúncio feito pelo prefeito Eduardo Paes prevê o aumento de cultivos em áreas pertencentes à Prefeitura, localizadas no Parque Madureira.

A estimativa, por safra, é criar uma fonte de renda e segurança alimentar para 50 mil famílias até 2024. Um corredor verde de hortaliças que vai do Parque Madureira até Guadalupe também está nos planos. A iniciativa vai de encontro com uma tradição agrícola de Madureira e dos bairros vizinhos e, por este motivo, o memorial “Quilombo Agrícola Madureira” será colocado na entrada da horta.

Esta é mais uma das ações do “Hortas Cariocas”, programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que produz anualmente cerca de 82 toneladas de cultivos. Pela cidade já foram feitos 3.720 canteiros, com 24 hectares de áreas cultivadas, em 25 escolas e 24 comunidades. Aproximadamente 220 hortelãos ganham bolsas para trabalhar na produção, que inclui alimentos como coentro, manjericão e aipim.