Resíduos de remédios são encontrados em água destinada a humanos

27/04/2021

Análises em amostras de água de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), em Jaboticabal, SP, detectaram a presença de substâncias farmacológicas e de cafeína em águas superficiais, que servem como fonte para o consumo humano. Segundo pesquisadores, mesmo em concentrações baixas esses agentes tóxicos podem trazer riscos à saúde e ao ambiente aquático.

Os maiores níveis encontrados foram de carbamazepina, um medicamento utilizado contra epilepsia e dores neuropáticas. As outras substâncias investigadas foram atenolol, clonazepam, fluoxetina, haloperidol, ibuprofeno, paracetamol, sinvastatina, venlafaxina e a cafeína. As coletas foram realizadas em estações chuvosas e de estiagem.

As águas superficiais são aquelas cujos recursos hídricos ficam acumulados na superfície do solo: rios, riachos, lagos, pântanos, mares, etc.; e que por se encontrarem em regiões de mais fácil acesso, têm sido as principais fontes de abastecimento do planeta. Nesses corpos d’água, há uma variedade de contaminantes e poluentes tanto de origem natural quanto provenientes de efluentes domésticos e industriais, como mostra o estudo.