Atuarmos coletivamente para um novo modelo de desenvolvimento é tema do Ecologia e Cidadania

03/08/2018

A militância ambiental junto à sociedade civil organizada foi o tema central da entrevista com o ambientalista e pré-candidato a deputado estadual Paulo Gomide.

A entrevista vai ar essa semana no programa Ecologia e Cidadania, que é veiculado às 9h, com reprise às 15 e 21h, na rádio web Ponto Terra.

Ao ser questionado pelo entrevistador do programa, Ronaldo Vasconcellos, sobre a sua percepção dos desafios relacionados à área da mineração em Minas Gerais, Gomide ressaltou que ele não tem uma objeção à atividade minerária, mas à forma como se faz a mineração no país.

“Damos muita importância para a questão minerária em detrimento de outras áreas como a indústria do turismo que é a mais remunerada no mundo, gera muito menos danos e maiores investimentos externos”, apontou Gomide.

Nessa ótica, segundo ele, é necessário repensarmos nosso modelo de desenvolvimento, o que torna-se evidente quando, por exemplo, consideramos o valor de mercado da tonelada de minério de ferro bruto: “quantas toneladas de minério, vendida hoje a mais ou menos 68 dólares, precisamos para produzir um Iphone?  E por quanto você compra um Iphone?”, indaga.

Segundo o ambientalista, precisamos investir em valor agregado, tecnologia, desenvolvimento e pesquisa para “passarmos de fase”, e utilizarmos o potencial produtivo do Brasil a nosso favor, sem essa dependência atual e insustentável da exportação de commodities e atividades primárias.

“Temos que ter foco e trabalhar numa realidade em que possamos utilizar nossos recursos sim, que são parte importante da economia, mas com sabedoria e com a substituição gradativa desses processos produtivos”, aponta Paulo Gomide.

Pré-candidato pelo PRP – Partido Republicano Progressista, o entrevistado do Ecologia e Cidadania assegurou também que, se eleito, pretende levar essa discussão para dentro da Assembleia, melhorando a nossa legislação e atuando de forma coletiva. “Sempre representei a sociedade civil e com ela eu trabalho, eu preciso ouvir e compartilhar”, concluiu.

Ronaldo Vasconcellos (à esquerda) entrevistando o ambientalista e candidato a Deputado Estadual, Paulo Gomide.