Região Metropolitana de São Paulo produz 27 mil toneladas de lixo por dia

01/05/2019

Os 39 municípios que compõem a Grande São Paulo produzem mais de 27 mil toneladas de lixo, de acordo com levantamento realizado pelo telejornal Bom Dia São Paulo. Os resíduos são encaminhados para 13 aterros sanitários, dois deles fora da Região Metropolitana de São Paulo.

A capital paulista é a cidade que mais produz resíduos, cerca de 20 mil toneladas todos os dias, sendo 12 mil de coleta domiciliar e 8 mil de varrição. O lixo da cidade vai para dois aterros sanitários, um na Zona Leste e outro na Zona Sul.

Para carregar todo o lixo da região são necessárias pelo menos 2.282 viagens de caminhões trucados todos os dias. Em São Paulo, o transporte mais utilizado para carregar o lixo é o caminhão trucado de três eixos. Ele consegue levar até 12 toneladas de detritos por viagem.

A segunda maior cidade do estado ficou em segundo lugar no ranking das cidades que mais produzem lixo. Guarulhos gera diariamente mais de 1 mil toneladas. No final do ano passado, a cidade decretou estado de emergência por causa do deslocamento de parte do aterro sanitário Quitaúna, no bairro Cabuçu. A prefeitura informou que o lixo da cidade agora é depositado em um aterro particular no mesmo bairro.

Atualmente, o único aterro considerado inadequado na Região Metropolitana pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) é o de Embu das Artes. Entre os principais problemas está a falta de terra suficiente para cobertura, acúmulo de lixo descoberto e a presença de animais que podem transmitir doenças.

G1