Próxima Segunda Sustentável discute produção de água segura por reuso de águas usadas

08/02/2018

Na próxima Segunda Sustentável, do dia 26 de fevereiro, os engenheiros Paulo Afonso Mata Machado e José Nelson Almeida Machado vão apresentar o conteúdo do manual da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre produção de água segura por reuso de águas usadas – “Potable Reuse – Guidance for Producing Safe Drinking-water”.

De acordo com o manual, o reuso potável, ou seja, a transformação de águas usadas em água potável é algo que já ocorre em vários países e não apresenta nenhuma tecnologia nova, pois todos os processos de tratamento utilizados são do conhecimento dos profissionais da Engenharia Sanitária.

Por outro lado, para a OMS a principal dificuldade para a implantação do reuso potável não é técnica, mas psicológica. Os usuários precisam entender como funciona o ciclo hidrológico que atua constantemente na natureza. Tanto a água do mar como as águas mais contaminadas, ao se evaporarem, transformam-se em vapor de água, isento de sais e de qualquer tipo de poluição. Em conclusão, a transformação das águas usadas em água potável nada mais é que o homem participando ativamente do ciclo hidrológico.

A palestra é gratuita e para se inscrever basta enviar um email para pontoterra@pontoterra.org.br.