Projeto quer estimular reciclagem no Parque do Ibirapuera

24/11/2022

O Parque do Ibirapuera completou recentemente 68 anos. Uma das áreas verdes mais famosas da cidade de São Paulo tem como meta ser o parque mais sustentável da América Latina até 2030. Para isso, é necessário investir em muitas ações, como a gestão de resíduos.

Uma parceria entre a Urbia, concessionária gestora do Parque, e a Braskem, vai repaginar as 500 lixeiras do parque para trazer informações mais claras sobre quais materiais, recicláveis ou orgânicos, podem ser descartados em cada uma.

O design também vai ser alterado e a abertura vai ser reduzida, para evitar que cascas de coco sejam misturadas com itens recicláveis, além de evitar que animais se alimentem de restos de alimentos.

Outra novidade é a instalação de coletores analógicos e digitais, com sistema de cashback, incentivando a população a fazer o descarte consciente de materiais recicláveis. Os coletores digitais funcionam com um sistema em que, a cada item descartado, a pessoa ganha pontos, que poderão ser trocados por benefícios dentro do Ibirapuera, tais como descontos nos restaurantes do parque.