Professor André critica a escolha política para órgãos ambientais

10/09/2018

O entrevistado da semana do Ecologia e Cidadania foi o Professor André, docente da Universidade Federal de Viçosa e candidato a deputado estadual pela Rede. 

Na entrevista à Rádio Web Ponto Terra, ele deixa um importante recado que é uma de suas bandeiras como candidato: “vou acabar com a indicação política para cargos técnicos dentro dos órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais”, afirma o Professor.

Segundo ele, a escolha deve ser estritamente técnica e os funcionários capacitados permanentemente. “Ele (o funcionário de tais órgãos estratégicos) não pode ter medo de emitir um parecer que inviabiliza, por exemplo, uma licença ambiental”. Segundo o Professor, isso acontece por haver indicações políticas nos quadros. “Quantos deputados não tem financiamento de campanha por empresas do setor mineral?”, indaga.

A defesa de uma política clara de capacitação dos profissionais vinculados aos órgãos técnicos de Meio Ambiente foi reiterada pelo candidato, que considera necessária a criação,  dentro desses órgãos, de uma estrutura que permita ao corpo técnico trabalhar com a rapidez e com a qualidade necessárias. “Isso inclui, desde a disponibilização de um carro à uma base cartográfica em escala adequada”, comenta.

Ao ser questionado pelo apresentador do Programa, Ronaldo Vasconcellos, a respeito da participação da sociedade civil nos processos de avanço das políticas ambientais do Estado, o Professor André garantiu que, se eleito, fará um mandato pautado na participação popular.

“A população não está sendo ouvida. Não quero ser um representante que a população dê um cheque em branco. Quero a participação ativa da população  dentro dos processos de tomada de decisões. Não quero fazer o que eu quero. Quero fazer o que a população quer que eu faça”, destaca.

Para isso, ele defende restabelecer uma linha de comunicação com a população e com instituições de ensino superior que possam transferir conhecimento e  tecnologia para os órgãos ambientais e paras as comunidades, trazendo “a universidade para perto da população e dos órgãos ambientais”.

Além disso, o candidato destacou que pretende implantar dentro da política mineira uma linha ética e moral que resgate os valores que os nossos políticos passados tinham. Com esse resgate da ética, “quero trazer de volta para o âmbito da política mineira a importância que ela sempre teve”, concluiu.

Para escutar a entrevista na íntegra, acesse a Rádio Web Ponto Terra. O programa Ecologia e Cidadania vai ao ar todos os dias, às 9h, com reprise às 15 h e às 21h.

Ronaldo Vasconcellos, (à esquerda), ao lado do Professor André, entrevistado dessa semana do Programa Ecologia e Cidadania.

 

Fonte: Ascom Ong Ponto Terra