Produção de alimentos é principal causa de perda de biodiversidade

06/05/2021

O sistema alimentar global é a principal causa de perda de biodiversidade, que continuará acelerando de ritmo a menos que haja uma mudança no modo como o mundo produz comida. A afirmação é de um recente relatório publicado pela Chatham House em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Compassion in World Farming.

Segundo o estudo, a transição dos padrões globais para hábitos alimentares com maior consumo de vegetais, e com menos derivados de animais, reduziria a pressão sobre o meio ambiente.

O relatório revela que a agricultura sozinha é uma ameaça a 24 mil das 28 mil espécies em risco de extinção, o que equivale a 86% das espécies: “A perda de biodiversidade está crescendo rapidamente por todo o mundo. O ritmo mundial de extinção de espécies hoje é maior que a média dos últimos 10 milhões de anos”, afirma a publicação. Além disso, o sistema alimentar global é um fator decisivo das mudanças climáticas, sendo responsável por cerca de 30% de todas as emissões causadas por atividades humanas.

“Grande parte da terra dedicada à agricultura é usada para alimentar animais que então serão usados como alimento humano. É um sistema ineficiente”, afirma Aline Baroni, diretora global de comunicação da ONG Sinergia Animal, que trabalha para promover escolhas alimentares mais sustentáveis e saudáveis na América Latina e Sudeste Asiático.