Ponto Terra participa do seminário sobre uso de lodo de esgoto em solos

07/05/2018

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes – e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis estão organizando o 2º Seminário Internacional Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil.

O seminário tem como objetivo mostrar que a utilização do lodo proveniente das estações de tratamento de esgoto é um material orgânico que possui nutrientes e quando aplicado em solos traz benefícios para suas características físico-químicas e biológicas, contribuindo também para o desenvolvimento vegetal. Por esta razão, a Resolução Conama 375/06, que normatiza o uso agrícola de lodos de esgoto no Brasil, considera essa forma de uso uma alternativa com vantagens ambientais quando comparada a outras práticas, como a disposição em aterro sanitário, por exemplo.

O presidente da Ponto Terra, Ronaldo Vasconcellos, é um dos palestrantes convidados do seminário, que acontece nos dias 9 e 10 de maio na Escola de Engenharia da UFMG.  Ele vai abordar o funcionamento do CONAMA dentro do painel sobre a percepção da sociedade sobre o uso de lodo de esgoto em solos.

Além disso, renomados especialistas nacionais e internacionais e representantes de companhias de saneamento, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, universidades, dentre outros, abordarão questões relativas aos aspectos técnicos e tecnológicos necessários, aos riscos ambientais e à saúde pública, e ao arcabouço legal e regulatório existente.

Para fazer sua inscrição e ver a programação completa, clique aqui.

Fonte: Abes/ INCT ETEs Sustentáveis