Ponto Terra comemora 18 anos com homenagem a dez grandes ambientalistas

28/03/2018

Com grande alegria, a Ponto Terra comemorou seus 18 anos nessa segunda (26) e a celebração não poderia ser melhor.  Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, entre consultores ambientais, estudantes e parceiros da Organização.

Entre as autoridades que abriram as comemorações, destacamos a presença do engenheiro Paulo Henrique Francisco dos Santos, assessor da presidência do CREA-MG, entidade parceira da Ponto Terra que gentilmente acolheu o evento. Representando a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rogério Siqueira, além do Secretário Adjunto da SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Anderson Silva de Aguilar.

O evento contou com a apresentação pelo arquiteto Fernando Dutra do projeto de construção do Centro de Educação Ambiental, que será montado no Residencial Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. “Nosso objetivo é espalhar a cultura ambiental para a população de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e todos os seus distritos”, conta o presidente da Ponto Terra, Ronaldo Vasconcellos.

Os advogados especialistas em Direto Ambiental, Bruno Malta e Junio Magela, também foram convidados para uma exposição geral sobre as novas normas do COPAM (DNs 213, 214 e 217/2017) referentes às atuais mudanças na legislação ambiental em Minas Gerais; assunto que tem despertado muito interesse por parte dos gestores e consultores da área de licenciamento do Estado.

Por fim, o evento homenageou grandes ambientalistas que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil. “Em diferentes instituições, áreas e tempos da nossa história, cada um deixou um legado, uma marca importante na trajetória de avanços e lutas pelo meio ambiente”, destaca Vasconcellos.

Entre os dez ambientalistas mineiros, o evento prestou uma homenagem especial ao médico, professor e escritor Ângelo Machado, com 40 anos a serviço da educação ambiental celebrados na ocasião.

Nas palavras proferidas na homenagem, foi dito, sob aplausos, que “Ângelo fez das ciências naturais e da literatura mais que um ofício ou um hobbie, pois transformou, pelo conhecimento científico e pela arte, a nossa forma de entender e nos encantarmos com o mundo ao nosso redor”.

E tendo o humor como uma marca singular de Ângelo Machado, o evento também contou com uma participação especial do ator Carlos Nunes, que está há 17 anos em cartaz com a peça “Como sobreviver em festas e recepções com buffet escasso”, e foi ali demonstrar – além do seu talento – a sua gratidão e carinho pelo homenageado e autor da peça.

Veja as fotos do evento aqui.

À frente, Ronaldo Vasconcellos, presidente da Ponto Terra, nas homenagens aos ambientalistas (da esquerda para direita): Homero Brasil, Roberto Messias Franco, João Paulo Campello,  Ângelo Machado, Ronaldo Malard, Carlos Eduardo Orsini, Castor Cartelle, José Carlos Carvalho, José Cláudio Junqueira, Paulo Maciel e Hiram Firmino.

 

Fonte: Comunicação Ponto Terra