Ponto Terra aborda funcionamento do Conselho Nacional de Meio Ambiente em Seminário Internacional

15/05/2018

Nos dias 9 e 10 de maio aconteceu o Seminário Internacional sobre o uso de lodo no solo, na Universidade Federal de Minas Gerais.

No seminário esteve presente, entre outros palestrantes, o presidente da Organização Ponto Terra, Ronaldo Vasconcellos, que falou sobre o funcionamento do Conselho Nacional de Meio Ambiente, o Conama.

Vasconcellos falou sobre a composição do Conselho e sobre todas as dificuldades que a regulamentação do uso de lodo de esgoto nos solos encontra no Brasil e as possibilidades da proposta virar um resultado.

Para Fábio Bianchetti, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, foi uma novidade saber como funciona o processo normativo para que a proposta de transformar o lodo de esgoto sanitário em lodo de reuso, como adubo para o solo, seja colocada em prática.

Na ocasião, o presidente da Ponto Terra explicou que as próprias exigências na norma a inviabilizam. “Já existe uma resolução do Conama que cuida desta questão, mas ela é inaplicável, pois a primeira resolução – feita em 2006 – faz uma série de exigências, o que dificulta o processo das companhias de água e esgoto a executarem”, pontua o presidente.

Fonte: Thamy Amâncio/ Ascom ONG Ponto Terra