Parques eólicos em alto mar podem fornecer mais eletricidade do que o mundo precisa

04/11/2019

Um estudo detalhado sobre os ventos nas regiões costeiras do mundo foi publicado nesta semana pela International Energy Agency (IEA) e revelou que os parques eólicos em alto mar, chamados de offshore, têm potencial para fornecer mais eletricidade do que o mundo precisa.

A análise aponta que, se parques eólicos fossem construídos em todos os locais com condições ideais, a menos de 60 km da costa e onde as águas costeiras não fossem mais profundas que 60 metros, poderiam gerar 36.000 terawatts-hora de eletricidade renovável por ano. Isso atenderia facilmente à atual demanda global de eletricidade de 23.000 terawatt-hora.

Offshore Wind Outlook 2019 é o estudo global sobre o setor mais abrangente até o momento, combinando as mais recentes tecnologias e desenvolvimentos do mercado com uma nova análise geoespacial que mapeia a velocidade e a qualidade do vento ao longo de centenas de milhares de quilômetros de costa em todo o mundo.

A IEA considera que a capacidade global de energia eólica offshore pode aumentar 15 vezes e atrair cerca de US $ 1 trilhão em investimentos acumulados até 2040. Ele seria impulsionado pela queda de custos, políticas governamentais de apoio e novas tecnologias, como turbinas maiores e fundações flutuantes. O relatório também conclui que a tecnologia eólica offshore tem o potencial de crescer muito mais fortemente com o apoio intensificado dos formuladores de políticas.

Ciclo Vivo