Parque das Mangabeiras terá reabertura gradual e planejada

16/05/2017

A Fundação de Parques Municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta terça-feira, dia 16, a reabertura gradual e planejada do Parque das Mangabeiras, localizado na região centro-sul da cidade.

O local, fechado em fevereiro em atendimento à nota técnica 006/2017 da Secretaria Municipal de Saúde em função dos trabalhos de prevenção da febre amarela, vai receber as escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de reforçar as ações da Escola Integrada. Durante todo o mês, estão previstas atividades de lazer e educação ambiental especialmente voltadas à convivência com animais silvestres. “Como essa temática já vinha despertando a atenção dos moradores do entorno do Parque e da população em geral, culminando, inclusive, no fechamento do local, é coerente que façamos um trabalho planejado e eficiente sobre o assunto”, explica Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais.

A primeira escola a visitar o Parque será a Senador Levindo Coelho, vizinha ao local. “Nossa intenção é reforçar a importância do cuidado, da preservação e da conservação daquilo que é público, ou seja, que é de todos, e especialmente despertar a consciência para a necessidade de uma convivência harmoniosa e segura entre a população e os animais silvestres, que será o tema principal dessas ações de educação ambiental que vamos conduzir no Parque até a completa reabertura do local”, explica Sérgio Augusto Domingues.

Ainda de acordo com Sérgio, para que se estabeleça um sistema de gestão mais eficiente não só do ponto de vista do uso público, mas também em relação à proteção da biodiversidade, a FPM já iniciou a elaboração de um Plano de Manejo para o Parque das Mangabeiras, incluindo a formalização do corredor ecológico e mosaico de conservação.

 Desde o fechamento, a FPM vem construindo um relatório completo do Parque, que permitiu a definição das ações e intervenções necessárias para o bom funcionamento da unidade. Entre algumas delas, estão os serviços de manutenção como roçadas, capinas e jardinagem, reparos em cerca de 20 banheiros e também a pintura e pequenas intervenções de manutenção no espaço do Mirante do Parque, todas já em execução. Estão também previstas outras medidas, que demandam projetos e orçamentos mais detalhados, como a reforma da praça de esportes, desassoreamento dos cursos d’água, adequação das trilhas ecológicas e melhoria da sinalização interna do Parque.

 A FPM informa que a reabertura do parque será gradativa e atenderá a um cronograma de visitação voltado inicialmente para o atendimento aos estudantes. A visitação ao público em geral deverá ser permitida somente em junho, conforme divulgação anterior da FPM, já que algumas áreas permanecem em manutenção.

Fonte: Portal PBH

Foto: João Paulo Vale

Cadastre seu email e fique por dentro da Ponto Terra.