Paris vai construir seu primeiro teleférico urbano

23/05/2022

A construção do primeiro teleférico urbanos de Paris deve começar ainda em 2022. O sistema chamado Câble 1 e terá uma linha de 4,5 quilômetros de extensão que vai conectar subúrbios da região sudeste da cidade ao sistema de metrô.

A previsão é que o teleférico seja inaugurado em 2025 ligando o subúrbio de Villeneuve-Saint-Georges à estação Créteil Pointe du Lac na linha 8 do metrô de Paris. Serão cinco estações em Créteil, Limeil-Brévannes, Valenton e Villeneuve-Saint-Georges.

No total, 33 postes em forma de Y e V serão construídos ao longo da rota para suportar a linha aérea do teleférico. Cada cabine de teleférico terá capacidade para dez passageiros, com o sistema previsto para transportar cerca de 1.600 pessoas por hora nos horários de maior movimento.

A escolha pelo sistema de teleférico aconteceu pelo relevo acidentado nos subúrbios de Paris, que limitou a criação de linhas de metrô e trens. As estações servirão a várias comunidades diferentes e cada uma terá uma identidade visual exclusiva.