ONG quer retirar mais de 15 toneladas de lixo de praias no Sul do Brasil

31/05/2021

Retirar mais de 15 toneladas de resíduos de praias pouco habitadas e de difícil acesso do litoral do Paraná e Santa Catarina. Essa é a meta da etapa inicial do projeto Atitude Pelos Oceanos lançado pela Organização Não-Governamental Eco Local Brasil, sediada em Barra Velha, Santa Catarina.

De acordo com o coordenador da ONG, Filipe Oliveira, apesar de pouco habitadas ou inóspitas, as praias escolhidas concentram grandes quantidades de resíduos. “Já fizemos uma triagem prévia dos locais por onde passaremos e estamos cientes que as ações mais críticas e demoradas irão acontecer nas ilhas paranaenses e litoral norte de Santa Catarina. Infelizmente, é um problema ainda invisível para muitos”, explica.

Desde 2018, o ONG passou também a se responsabilizar pelo descarte do que coleta em suas ações de limpeza, reaproveitando 100% dos resíduos retirados como matéria prima para produtos sustentáveis. Em pouco mais de dois anos, 65 toneladas de resíduos já foram retiradas dos oceanos e transformadas em novos produtos, como brinquedos de plásticos doados para crianças de comunidades litorâneas.