Nova York terá 9 mil jardins de chuva nas calçadas da cidade

27/10/2019

A cidade de Nova York começou a construir mais 5.000 jardins de chuva, que foram especialmente projetados para os bairros do Brooklyn, Bronx e Queens. As obras, anunciadas pelo prefeito Bill de Blasio, fazem parte do Programa de Infraestrutura Verde da prefeitura e dará continuidade aos mais de 4.000 jardins de chuva já existentes.

Com isso, Nova York terá um total de mais de 9.000 jardins de chuva em suas calçadas, ajudando a reduzir as inundações e a diminuir os transbordamentos dos bueiros. Estima-se que esta medida irá evitar que cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água entrem para o sistema de esgoto da cidade.

“Estamos empregando todos os recursos à nossa disposição para enfrentar o desafio do aquecimento global de frente”, disse em nota o prefeito Blasio. “Estamos dobrando o tamanho do maior programa de infraestrutura verde do país, criando oásis verdes em nossos bairros e protegendo nossas hidrovias para todos os nova-iorquinos.”

Segundo dados da prefeitura de Nova York, mais de 70% da cidade é hoje coberta por uma superfície impermeável, isso cria enormes volumes de água da chuva que se acumulam no sistema de drenagem durante tempestades. Os jardins de chuva na calçada chegam como uma solução para suavizar a paisagem da cidade e ainda permitem que a água da chuva seja absorvida naturalmente pelo solo, reduzindo assim as inundações. Os jardins pluviais servem também como uma ferramenta para melhorar a saúde das vias navegáveis ​​locais.

Ciclo Vivo