Nova York proíbe a venda de ‘foie gras’ em lojas e restaurantes

06/12/2019

O movimento contra os maus tratos aos animais obtém uma nova vitória. A câmara municipal de Nova York aprovou nesta quarta-feira, por 42 votos a 6, uma lei que proíbe a venda de foie gras na cidade, que é um dos maiores mercados para este produto nos Estados Unidos. A partir de 2022, as lojas e restaurantes que oferecerem a iguaria serão multados em 2.000 dólares (8.000 reais).

A maior metrópole norte-americana, uma das mecas gastronômicas do mundo, soma-se assim à Califórnia. A maioria dos vereadores nova-iorquinos já havia subscrito o projeto apresentado pela democrata Carlina Rivera, por isso sua adoção era uma mera formalidade. A cidade de Chicago foi pioneira na adoção de uma iniciativa semelhante, em 2006, mas aquela ordem municipal foi revogada dois anos depois.

Estima-se que cerca de mil restaurantes ofereçam foie gras em Nova York. Mas a legislação afetará especialmente os produtores que operam fora da cidade. Os donos das granjas afirmam que as aves não sofrem um trato abusivo durante o processo de engorda e advertem que o veto agravará seus problemas financeiros. Sem Nova York nem a Califórnia, será complicado para eles se manterem à tona.

El País