Nova York implantará ciclovias em pontes

08/04/2021

A prefeitura de Nova York planeja fechar uma pista nas pontes de Brooklyn e Queensboro para reservá-las às bicicletas e outros veículos leves movidos a pedal. Os planos são a última vitória dos defensores do transporte ativo, que têm pressionado cada vez mais o prefeito a destruir a cultura automotiva arraigada que sempre predominou nos quase 10 mil km de ruas da cidade.

Durante o mandato de Bill de Blasio, as autoridades de transporte da cidade construíram quase 200 km de ciclovias protegidas, como parte dos esforços da cidade para ter 2.200 km de vias cicláveis, o que será a maior rede urbana para a circulação de bicicletas nos Estados Unidos. A gestão também expandiu o sistema de compartilhamento de bicicletas Citi Bike, hoje muito utilizada.

A cidade tinha quase 1,6 milhão de ciclistas antes da pandemia e o ciclismo explodiu nas quatro pontes do East River em Manhattan, aumentando 55% em novembro de 2020 em comparação com no mesmo mês de 2019. O aumento fez com que os defensores da segurança nas ruas pressionassem o prefeito a ir mais longe em um momento em que a necessidade de mais espaço ajudou a impulsionar a maior mudança nas ruas em décadas.