Noruega se torna 1º país do mundo a vender mais carros elétricos do que veículos tradicionais

04/02/2021

Pela primeira vez na história, a venda de carros elétricos superou a venda de carros tradicionais na Noruega. De acordo com dados da Federação Norueguesa de Estradas (OFV) repercutidos pelo Guardian, os carros elétricos corresponderam a 54,3% dos veículos vendidos no país em 2020, um recorde. Em 2019, eles correspondiam a 42,4%, e há dez anos, não chegavam a 1% do mercado. Ao todo, foram 141.412 veículos vendidos no país, dos quais 76.789 eram elétricos.

Os quatro novos modelos mais vendidos no país (Audi e-tron, Tesla Model 3, Volkswagen ID.3 e Nissan Leaf) são alimentados por energia elétrica. Esta é a primeira vez que um país registra uma venda maior de carros elétricos do que de outros modelos, incluindo os que usam combustíveis fósseis e os híbridos.

Isso também é reflexo da meta que a Noruega definiu: abolir os carros que usam combustíveis derivados de petróleo até 2025 – ou seja, daqui a apenas quatro anos. Na Califórnia (EUA), por exemplo, o horizonte é bem mais distante: só em 2035 as vendas de automóveis com motor a combustão serão proibidas.