Movimentos ambientais e moradores de Casa Branca manifestam contra a reativação de mineradora no Parque Estadual do Rola Moça

05/04/2018

Membro do Conselho do Parque Estadual Serra do Rola Moça,  a Ponto Terra participou na última segunda-feira (02/04) da reunião para analisar a implantação de empreendimento e atividades na zona de amortecimento e interior da unidade de conservação de proteção integral.

A população de Casa Branca e movimentos ambientais vêm acompanhando com muita preocupação e desconfiança as tratativas e encaminhamentos referentes ao Projeto da Mineração Geral do Brasil – MGB que, se aprovado, será implantado pela Green Metals. Serão, no mínimo, de 6 a 10 anos de exploração, retirando mais de 15 milhões de toneladas de minério só nos seis primeiros anos.

Na ocasião, os manifestantes entregaram uma carta aos conselheiros frisando suas responsabilidades e requerendo que eles reconsiderem sua posição pedindo o direito de estudar o projeto em sua íntegra, mensurando seus impactos de forma sistêmica e não fracionada, considerando a oportunidade inclusive de ouvir esta comunidade que tão diretamente será impactada por este empreendimento.

Os moradores da região enfrentarão intenso trânsito de caminhões, além de escavadeiras, perfuradoras, geração de muita poeira e ruído e, ainda, danos irreversíveis nas nascentes e cursos d’água da região, com a fuga, morte e extinção de fauna, e tantos outros problemas.

Segundo os manifestantes, a empresa proponente do projeto em questão, atuante na mina de Corumi/Taquaril, ignora o tombamento da Serra do Curral e a proibição, por lei municipal, do estabelecimento de atividades de mineração nesta área. Além disso, estaria promovendo lavra de metal a seco, sob o pretexto de tratar-se de readequação e recuperação ambiental em área de antiga mina embargada na década de 1990.

“Este é o teor de duas denúncias encaminhadas ao Ministério Público Estadual no ano passado nos meses de janeiro e setembro e, provavelmente, o vislumbre de nosso futuro, caso este conselho se posicione de forma irresponsável”, destaca o manifesto.

Fonte: Release – Manifesto Movimento Águas e Serras Casa Branca/ Moradores de Casa Branca/ Serra Sempre Viva/ ECOAVIS