Ministério do Meio Ambiente muda de ideia e decide apoiar evento da ONU em Salvador

20/05/2019

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou por meio de nota divulgada, no último domingo, que apoiará o evento da ONU em Salvador sobre o clima, diferentemente do que havia decidido anteriormente. Na segunda-feira, dia 13, a pasta havia cancelado a edição latino-americana e caribenha da Semana do Clima, prevista para agosto, em Salvador.

Segundo a assessoria de imprensa do MMA, a pasta decidiu apenas por apoiar o evento, “a realização em si depende da ONU, bem como custos para realização do evento”.

Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o encontro é um dos eventos que antecedem a Conferência do Clima (COP25), que será realizada em dezembro em Santiago. Inicialmente, o Brasil foi eleito país-sede para a convenção, mas no final do ano passado, a pedido do então presidente eleito Jair Bolsonaro, o governo federal desistiu de receber a cúpula, alegando que precisaria gastar R$ 500 milhões em sua realização.

A nota deste domingo afirma que o MMA, depois de conversas com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o novo Secretário-Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Oswaldo Lucon, decidiu formular proposta focada na Agenda de Qualidade Ambiental Urbana e no Pagamento por Serviços Ambientais. Esta agenda busca viabiilizar economicamente ações de mitigação e adaptação das mudanças climáticas no Brasil, que serão discutidas na Climate Week em outros eventos até a COP25, no Chile.

Na última sexta-feira, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou nota em que solicitava o apoio do governo federal à Semana do Clima.

O Globo