Mergulhadores retiram 39 toneladas de redes de pesca fantasma de recife havaiano

12/09/2022

Uma equipe da Papahānaumokuākea Marine Debris Project (PMDP), uma organização sem fins lucrativos com sede no Havaí, retirou cerca de 44 toneladas de detritos marinhos dos recifes e praias de Ilhas havaianas. Desta quantia, por volta de 90% consistiam de redes de pesca fantasma recolhidas de um único recife.

O recife, conhecido como Kamokuokamohoaliʻi (tradução: “ilha do deus tubarão”) ou Maro Reef, fica no coração do Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea, uma série de ilhas remotas e desabitadas que compõem a última cadeia de ilhas havaianas.

Kamokuokamohoaliʻi em si é um recife de coral de oceano aberto sem terra seca emergente que fica a mais de 1.200 quilômetros da cidade mais próxima (Honolulu). A porção rasa do recife que acumula detritos marinhos tem aproximadamente 12 quilômetros de comprimento. Esses jardins de corais rasos sustentam um ecossistema vibrante repleto de vida: focas-monge do Havaí ameaçadas de extinção, tartarugas marinhas verdes, raias, tubarões e milhares de peixes de recife, muitos deles encontrados apenas no Havaí.