Menino de 9 anos desenvolve game que estimula o reflorestamento

24/02/2022

O mundo dos games atrai cada vez mais as crianças de hoje em dia e, embora a maioria dos jogos seja feita apenas para entreter, vários títulos se propõem também a conscientizar e propagar valores a seus jogadores. Este é o caso do game, criado por Ivan Neves, de apenas 9 anos, que convida seu público a plantar árvores virtuais, contribuindo também com a plantação de árvores na vida real.

Aluno da codeBuddy, escola de tecnologia especializada em programação, robótica e segurança digital para crianças e jovens, Ivan teve a ideia de usar a força da virtualidade para impactar a realidade. “No meu projeto, a cada dez árvores virtuais plantadas, uma vai ser plantada na vida real. Ela será plantada pelos anunciantes do game toda vez que algum usuário vencer. As empresas vão poder participar colocando anúncios, o que vai ajudar todo mundo na vida real também”, explicou Ivan.

O mecanismo do jogo criado pelo garoto faz com que seus jogadores queiram vencer e avançar no jogo em prol do coletivo. Sendo assim, a recompensa obtida a cada vitória não beneficia apenas o jogador, como é costume em jogos eletrônicos. Jogos assim podem ser grandes aliados na formação de crianças e jovens mais preocupados com o meio ambiente e acostumados com o conceito de sustentabilidade.