Máscaras usadas podem ser transformadas em estradas

12/04/2021

Atualmente, o lixo gerado pela pandemia tem crescido conforme a crise de saúde continua. De todos os equipamentos de proteção individual descartados de forma inadequada, as máscaras já são encontradas em praias de diversas partes do mundo. Mas, cientistas estão focados em criar uma solução de economia circular reciclando o lixo hospitalar.

Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, demonstraram que é possível fazer uso das máscaras usadas para construir sólidas estradas. Eles misturaram máscaras faciais descartáveis ​​trituradas com entulho de construção processado. O resultado atende aos padrões de segurança da engenharia civil.

Ainda que fosse pouco aproveitar o resíduo, o material final ainda apresenta duas vantagens: é mais rígido e resistente graças às máscaras. Em relação à quantidade, para fazer apenas um quilômetro de uma estrada de duas pistas seriam usados cerca de três milhões de máscaras. Isso evitaria que 93 toneladas de resíduos fossem para aterros sanitários.