Mamíferos aquáticos da Amazônia em risco de extinção são alvo de plano de conservação

25/01/2019

Boto-cor-de-rosa é uma das espécies que serão protegidas

Foi aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente, na última segunda-feira (dia 21), um plano nacional de conservação, pelos próximos cinco anos, de seis espécies de mamíferos aquáticos da região da Amazônia, que estão ameaçadas de extinção.

As seis espécies são: o Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis); o Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis); a Ariranha (Pteronura brasiliensis); o Boto tucuxi (Sotalia fluviatilis); o Lontra-neotropical (Lontra longicaudis); e o Boto-do-araguaia (Inia araguaiaensis).

Para que o plano de conservação seja cumprido, a portaria estabelece que cinco objetivos devem ser atingidos. Sendo eles a redução dos conflitos entre mamíferos aquáticos e atividades pesqueiras; a redução da pressão de caça sobre os mamíferos aquáticos; a promoção da integridade dos habitats críticos para os mamíferos aquáticos; 0 aumento do conhecimento sobre a dinâmica populacional, ecologia, interações com humanos e saúde dos mamíferos aquáticos; e a promoção da educação ambiental e do engajamento da sociedade voltados à conservação de mamíferos aquáticos, influenciando políticas públicas.

Publicada no Diário Oficial da União, a decisão foi assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard. O órgão será o responsável por coordenar e supervisionar o plano de conservação.